Antônia Lúcia da Costa

Antônia Lúcia da Costa


A espirituosa Antônia Lúcia, 44 anos, uma das pacientes acolhidas pela Casa de Apoio Irmã Gabriela*, é uma natural contadora de histórias. Com olhar acolhedor e uma voz suave, Lúcia fala da sua vida, sempre demonstrando fé e esperança, sem economizar nos detalhes ou esquecer das datas.

Há sete meses em tratamento de um câncer de mama, carrega a experiência de uma mulher trabalhadora e preocupada com a família. Quando descobriu a doença através do autoexame, decidiu não se desesperar, pois não queria alarmar sua filha mais velha, que sofre de Epilepsia. Sozinha, buscou tratamento e encontrou na Liga Contra o Câncer um apoio incondicional.

“Lembro da passagem da minha cirurgia e oro todos os dias pela médica, pelos técnicos e por todos que fazem parte da Liga.", afirma.

Hoje, após a cirurgia para retirada da mama, oito sessões de quimioterapia e passando pela 13ª sessão de radioterapia, Antônia Lúcia é um exemplo de determinação, não abala sua crença na cura, se mostra feliz e, ainda, contribui para o bem-estar das colegas.

Sempre pronta para dar uma palavra de conforto ou oferecer um abraço carinhoso (e um café) a quem se aproxima, Antônia deixa os problemas de lado e nos convida para visitar sua terra natal, Grossos, no interior do Rio Grande do Norte, para provar uma boa peixada ou petiscos de camarão. É para lá que ela retorna todo final de semana, após ficar de segunda a sexta na Irmã Gabriela para o tratamento. Por isso, faz questão de reforçar o papel da Liga na sua vida.

“Eu tenho que agradecer muito a Deus pelo tratamento e pela hospedagem que recebo aqui na Casa de Apoio. Se não fosse a Liga, só Jesus sabe o que seria do meu tratamento e da minha vida. Ela [a Liga] veio para a nossa salvação, em primeiro lugar Deus e segundo ela.", declara.

*A Casa de Apoio acolhe pacientes de todo o Rio Grande do Norte desde 2005 e é administrada pela Rede Feminina Contra o Câncer, que conta com mais de 100 voluntários atualmente.

Faça você também

Doe aqui qualquer valor, na forma de pagamento que preferir, e ajude a Liga Contra o Câncer a continuar realizando um trabalho fundamental na vida de milhares de portadores de câncer.