Francisca Minelvina


Vaidosa e alegre, Dona Francisca surge de unhas pintadas com um vermelho vivo e surpreende quando revela a sua idade, 74 anos. Com um sorriso constante, mostra que é possível enfrentar o câncer de útero que a afastou do trabalho e da família com uma postura positiva.

Em tratamento há aproximadamente um mês na Liga Contra o Câncer, a paciente fica hospedada na Casa de Apoio Irmã Gabriela enquanto realiza seu tratamento. Pela manhã, costuma realizar a quimioterapia e, ao retornar para a Casa, dedica seu tempo a fazer a alegria das colegas, que a classificam como a mais popular e irreverente de todas.

Sobre a Casa de Apoio, Dona Francisca explica como é a rotina. São oferecidos seis refeições diárias, transporte até os locais de tratamento, dormitórios, apoio das voluntárias e muito carinho dos outros funcionários da Liga, que, para ela, é um dos motivos para que seu tratamento esteja dando certo. “Se não fosse a ajuda de Deus, da Liga, de vocês e de todo mundo aqui? A ‘veinha’ tinha ido embora!", afirma.

Com um perfume suave, relembrando cheirinho de bebê, Dona Francisca finge dançar um forró quando perguntamos sobre o que ela gosta de fazer. E, assim, com um bom-humor irredutível, ela dá uma lição de vida a todos.

Faça você também

Doe aqui qualquer valor, na forma de pagamento que preferir, e ajude a Liga Contra o Câncer a continuar realizando um trabalho fundamental na vida de milhares de portadores de câncer.