Escola muda realidade de jovens trocando seguranças por professores de arte

Escola muda realidade de jovens trocando seguranças por professores de arte


O que fazer quando os índices de violência dentro de uma escola só aumentam? E isso causa a proibição do uso de mochilas por medo dos alunos levarem armas escondidas? A solução encontrada pela escola Orchard Gardens, em Boston, nos Estados Unidos, foi mais simples e menos problemática do que se imagina. Ao entrar para o programa Turnaround Schools, a escola, que era considerada uma das cinco piores do estado, teve uma ação muito corajosa: demitir grande parte dos funcionários de segurança e, com o dinheiro, investir na contratação de professores de arte.

Segundo o novo diretor, Andrew Bott, o contato com as artes fez com que as crianças se tornassem mais motivadas. Os corredores da escola se transformaram em muros de exposição e os espaços deram lugar à orquestra e aulas de dança.

O resultado não demorou: depois de um período de dois anos, a instituição saiu do ranking das piores do ensino público do estado para se colocar entre as melhores. A violência diminuiu e o sucesso das novas medidas levou até um grupo de crianças a se apresentar para o presidente Obama, na Casa Branca.

Faça você também

Doe aqui qualquer valor, na forma de pagamento que preferir, e ajude a Liga Contra o Câncer a continuar realizando um trabalho fundamental na vida de milhares de portadores de câncer.