Lourival Patrício da Silva


Funcionário desde 1980

A história de Lourival Patrício (56 anos) na Liga Contra o Câncer tem início nos anos 1980, quando ele começou a trabalhar como Assistente de Serviços Gerais. Seu Lourival, como é mais conhecido entre os colegas, circula entre os corredores da Unidade I, em Dix-Sept Rosado, com seu cabelo branco e seu jeito apressado de caminhar. Apesar disso, é um homem de poucas palavras e fala mansa, que segue conquistando a todos com sua simplicidade.

Para ele, a Liga é muito mais que um trabalho, é sua segunda casa. Hoje, 34 anos depois, ele se aposenta do hospital com a sensação de dever cumprido. Com a ajuda da instituição, ele juntou o dinheiro necessário para construir a própria casa e cuidar da família, além de ter sido alfabetizado.

Seu Lourival é um dos funcionários e colaboradores da Liga que foram beneficiados com o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) que a instituição oferece em parceira com a Secretaria de Educação. São aulas gratuitas com o intuito de alfabetizar os que não sabem ler ou escrever e ajudar os que pararam os estudos a concluí-los até o ensino médio. O programa existe desde 2009 e já formou 39 alunos, que são, em média, funcionários da Liga há 15 anos.

Grato pelo que conquistou na Liga, Lourival afirma que vai ser tornar voluntário para nunca deixar de ir ao hospital.

“Vou sentir saudades demais, mas nem tanto. Porque vou ter um dia na semana pra rever o pessoal, não vou ficar muito longe não.", conta.

Faça você também

Doe aqui qualquer valor, na forma de pagamento que preferir, e ajude a Liga Contra o Câncer a continuar realizando um trabalho fundamental na vida de milhares de portadores de câncer.